A assa-peixe é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas respiratórios, como gripe e bronquite, por exemplo, pois é capaz de aliviar alguns sintomas, como dor nas costas, dor no peito e tosse.
Essa planta, cientificamente conhecida como Vernonia polysphaera, é frequentemente encontrada em terrenos baldios e pastagens, sendo muitas vezes considerada erva-daninha, e multiplica-se rapidamente em solos pouco férteis. A assa-peixe é rica em sais minerais e possui propriedades expectorantes, homeostáticas e diuréticas.
Para que serve
A planta assa-peixe possui propriedades balsâmicas, expectorantes, fortificantes, hemostáticas e diuréticas, podendo ser usada principalmente para tratar problemas respiratórios gerais. Assim, a assa-peixe pode ser utilizada para:
- Auxiliar no tratamento de gripe, pneumonia, bronquite e tosse;
- Aliviar e tratar as hemorroidas;
- Auxiliar no tratamento de cálculo renal;
- Tratar alterações no útero.
Além disso, essa planta pode ser utilizada para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos devido a sua propriedade diurética.
Modo de uso
As partes utilizadas da assa peixe são as folhas e a raiz, podendo ser feito chá, infusão ou até mesmo banho de assento, no caso das afecções do útero, por exemplo.
Chá de assa-peixe
O chá de assa-peixe é muito utilizado para auxiliar no tratamento da gripe e aliviar a tosse. Para fazer o chá é necessário adicionar 15g de folhas em 1 litro de água fervente e beber pelo menos 3 vezes ao dia. No caso da sua utilização para gripe e bronquite, por exemplo, pode-se adoçar o chá com um pouco de mel.
Efeitos colaterais e contraindicações
Até o momento não foram descritos efeitos colaterais relacionados ao consumo de assa-peixe, no entanto seu consumo deve ser orientado pelo fitoterapeuta. Além disso, o chá de assa-peixe é contra-indicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação.
0 Comentários