A aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, que pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar doenças sexualmente transmissíveis e infecções urinárias em mulheres.
O seu nome científico é Schinus terebinthifolius e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação.
Para que serve a Aroeira
A aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de:
- Reumatismo;
- Sífilis;
- Úlceras;
- Azia;
- Gastrite;
- Bronquite;
- Íngua;
- Diarreia;
- Cistite;
- Dor de dente;
- Artrite;
- Distensão dos tendões;
- Infecções da região íntima.
Além disso, a aroeira pode ser usada para diminuir a febre e a ocorrência de tosse, por exemplo.
Chá de aroeira
Para fins terapêuticos são utilizadas as cascas, especialmente para fazer chá, e as outras partes da planta, para preparar banhos.
Ingredientes
- 100 g de pó da casca da aroeira;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
O chá feito das cascas é indicado para quem tem problemas de estômago e, para isso, basta adicionar o pó da casca na água fervente e depois tomar cerca de 3 colheres de sopa por dia.
Caso a aroeira seja utilizada para ajudar no tratamento de doenças de pele, basta colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Depois coar e passar na região a ser tratada.
Contraindicações e possíveis efeitos colaterais
O uso da aroeira não é indicado para quem tem a pele muito sensível ou quem tem problemas gastrointestinais, pois o consumo excessivo dessa planta pode ter efeito purgativo e laxante e desencadear reações alérgicas na pele e nas mucosas, sendo importante nesses casos só fazer uso da Aroeira após indicação do médico ou do fitoterapeuta.
Além disso, o consumo por mulheres grávidas não é indicado, uma vez que foram notados alterações ósseas em um estudo realizado com ratos.
0 Comentários